O que é Energia ?

Anúncios

Tudo ou nada. Energia tem diversos usos, inclusive entre cientistas. Em biologia tem a ver com moléculas que alimentam nosso metabolismo, em química está relacionado aos resultados e processos de uma reação, e por aí vai

Em física o uso também é muito genérico mas existem as definições mais elementares, e essa trarei aqui. E em resumo, a energia nem existe!

Primeiro de tudo, separe aí num canto ou no seu bolso a utilização de “energia” no coloquialismo do dia-a-dia. Está tudo bem!

Não é nenhum crime e todos os cientistas falam tranquilamente que estão sem energia depois de horas de contas ou no laboratório. E tudo bem faltar “energia” embora o que falte mesmo é uma corrente elétrica

O que não devemos fazer é exportar o uso de energia de forma científica para a forma coloquial e transformar em desinformação. “Energias negativas de uma pessoa”, aí as coisas começam a ficar distorcidas.

Conceitos tradicionais e muitas vezes religiosos, principalmente orientais, foram traduzidos como energia. Mas é importante lembrar que foram traduções, não são termos equivalentes!

Na escola vemos energia como uma ferramenta útil para fazemos contas mais fáceis. Você pega a energia final, a energia inicial, diz que elas são iguais e fim, contas feitas. Sem precisar de diagramas de força como Newton nos ensinou a fazer

E por trás da definição de energia, na física, está isso, está a conservação dela. Essa conservação, no último século, foi relacionada à simetrias do universo

Emmy Noether trouxe um teorema que diz que onde há uma simetria algo está sendo conservado. Ou seja, energia nada mais é do que a presença de uma simetria ali. E qual simetria a energia está relacionada ?
Translação temporal, ou seja, um fenômeno acontecer agora ou 5min depois, num sistema isolado, é indiferente do ponto de vista físico. Essa simetria interpretamos como “energia”

Junto dela outra quantidade muito comum também existe, o momento, ou na escola “quantidade de movimento”. Essa quantidade irmã da energia está relacionada à simetria de translação espacial. Ou seja, um fenômeno acontecer aqui ou ali, num sistema isolado, é irrelevante.

Existem casos onde essa simetria não ocorre e isso está muito relacionado com a gravidade

Mas isso é complicação que não afeta nosso dia-a-dia, a menos que você seja físico de algumas áreas bem específicas

E até na física usamos energia de uma forma coloquial, falamos “energia” no lugar de falar “frequência” por exemplo. Mas energia, assim como “calor”, não é algo palpável e transmissível. É movimento que transmitimos no calor, partículas colidindo apenas.

pix: contato@sechat.blog
Apoiase: apoiosechat

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.