Ícone do site Sechat

O Que são Buracos Negros ?

Anúncios

Se tu me segue já viu um pouco o que é a Relatividade Geral né ? A teoria da gravitação que suplantou a de Newton

Einstein deixou uma equação super difícil de resolver. De um lado da equação era a descrição da deformação do espaço-tempo e do outro informação sobre massa/energia que a causava

Einstein achava que seria impossível de a resolverem. Eis que, no meio das front da Primeira Guerra, um físico a resolveu!

Schwarzschild já tinha mais de 40 anos, estava voluntariado no exército alemão. Einstein havia usado essa equação para explicar aquele problema da órbita de Mercúrio, mas ele usou uma aproximação!

Schwarzschild resolveu essa equação de modo exato! Esse resultado era útil para aplicar em distribuições esféricas de massa. Ou seja, estrelas e planetas!

Essa solução resultou no que chamamos de uma métrica. Uma equação que descreve como um corpo distorce o espaço e o tempo ao seu redor, isso é a gravidade.

Complicada ? Essa equação explica o sistema solar, nossas galáxias e previu os Buracos Negros.

Está vendo aquele r no denominador da divisão ? O que acontece quando r = 0 ? Bem, problemas! Ali definimos tal a singularidade. O tal ponto onde a física deixa de fazer sentido. Mas há muito mais nisso

Existe um valor do raio r em que se toda a massa está contida dentro desse raio temos o Horizonte de Eventos. Ou seja, é uma questão de densidade. Não só de massa e não só tamanho, mas a razão dos dois

Ou seja, se toda a massa da Terra estivesse contida numa região esférica de apenas 9mm a Terra se tornaria um Buraco Negro!

Esse raio caracteriza o Horizonte de Eventos, para dentro dessa região um corpo só poderia sair se estivesse na velocidade da luz. Exceto que nada pode ter a velocidade igual ou superior a da luz, ou seja, dali nada sai. Nem a luz. Ou seja, Negro.

Mas tem mais! Existe uma outra superfície dessa além do Horizonte de Eventos, existe a Superfície de Limite Estático.

Um Buraco Negro não suga as coisas faminto, por fora ele é praticamente como um outro astro ou estrela qualquer, aliás, buracos negros um dia já foram estrelas. Mas após essa superfície não, aí ele passa a te sugar, sim. Sugar.

Ocorre o seguinte, a partir dessa região também esférica o próprio espaço-tempo começa ser sugado em direção à singularidade no centro. Como uma corrente do mar te levando pra longe, mesmo que você tente nadar para a praia
Acontece que no Buraco Negro de Schwarzschild essa superfície e o horizonte de eventos coincidem, são a mesma coisa. Mas a realidade não é assim, buracos negros “giram”, e isso muda TUDO!

Isso fica para um próximo post, os Buracos Negros de Kerr. Aliás, quando pegamos a solução de Schwarzschild e botamos o valor de massa M = 0 recuperamos o resultado da Relatividade Especial, aquela primeira e mais simples

Ouça o panoramas sobre relatividade

Relativizar #07

pix: contato@sechat.blog
Apoiase: apoiosechat

Sair da versão mobile