Física uma poesia que descreve dança cósmica

DOS ÁTOMOS A GALÁXIAS

SERA QUE É POSSÍVEL FAZER UMA DISCUSSÃO POÉTICA DA FÍSICA SEM PERDER A ESSÊNCIA?

Em geral as pessoas tem a curiosidade sobre o mundo a sua volta, são perguntas que intrigam nossos pensamentos. Eu por exemplo já me perguntei sobre partículas fundamentais do universo, como os físicos e cientistas em geral fazem suas perguntas mais “fundamentais” sobre a natureza das coisas, como acontece as reações nucleares nos núcleos das estrelas, quais são as matérias que estudam essas perguntas em busca de respostas científicas. É possível ter uma noção dessas coisas sem cálculo?

O Professor Marcelo Gleiser é um físico teórico especializado em cosmologia e física de alta energia, teoria da complexidade e astrobiologia, ministra uma disciplina chamada FÍSICA PARA POETAS na faculdade de Dartmouth College nos EUA. Professor Gleiser tem apresentado de uma forma poética e diferente de explicar a física aos estudantes de física e várias áreas, a disciplina tem sido um sucesso entre os jovens acadêmicos.

Marcelo Gleiser tenta explicar física de uma forma conceitual (sem matemática). Gleiser pede aos alunos que “Deixem o medo de ciência para trás” essas aulas são acessíveis a qualquer pessoa que tenha CURIOSIDADE. Essa disciplina aborda temas da física e cosmologia , incluindo noções sobre o tempo, espaço e matéria, dos primórdios da civilização ocidental até o século XXI, explicadas de forma simples e recorrendo a metáforas. Gleiser parte de filósofos pré-Socráticos da Grécia Antiga, passa por Platão e Aristóteles, pela Idade Média e Renascença, e termina com as grandes revoluções da física do século XX – a teoria da relatividade de Einstein e a mecânica quântica.

Nós precisamos de divulgação cientifica para a população, ideias como a do Professor Marcelo Gleiser são bem vindas para a disseminação do conhecimento científico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.