Emmy Noether: A mulher mais influente de toda a Matemática

Hoje vamos falar um pouco de Emmy Noether, que foi uma matemática alemã conhecida pelas suas contribuições de fundamental importância aos campos de Física teórica e álgebra abstrata.

Um pouco da sua história

Emmy nasceu em 23 de março de 1882 na cidade bávara de Erlangen, na região da Francônia, de uma família judia é a filha mais velha de quatro filhos, o segundo filho era o Alfredo que nasceu em 1883, tendo doutorado em química em 1909. Fritz Noether, nascido em 1884 estudou em Munique e fez carreira na área de matemática aplicada. O mais novo, Gustav Robert, nasceu em 1889 e pouco se sabe sobre ele, que sofria de uma doença crônica e veio a falecer em 1928. O seu pai era o matemático Max Noether, o qual, teve papel fundamental no desenvolvimento de funções algébricas. Ele recebeu um doutorado pela Universidade de Heidelberg, em 1868, depois de lecionar por sete anos ele foi para Erlangen, onde conheceu e se casou com Ida Amalia Koufmann, filha de um grande comerciante.

Na sua infância e adolescência Nother não queria ser matemática e sim professora de inglês e francês mas um pouco antes dos exames ela resolveu seguir os caminhos do seu pai e entrar na Matemática na Universidade de Erlangen-Nuremberg onde seu pai dava aulas. Por ser mulher, a instituição não permitiu que ela se inscrevesse para participar oficialmente do curso, mas a influência de seu pai fez com que Emmy fosse autorizada a assistir às aulas por dois anos. 

Devido ao seu grande talento Emmy realizou um exame que lhe permitiu iniciar um doutorado na área desejada, 1907 terminou seu doutorado defendendo sua tese na supervisão do matemático Paul Gordon, tornando-se a segunda mulher a obter um diploma na área de Matemática, na sequência, trabalhou por sete anos sem receber salário na Universidade de Erlanger, a qual, não aceitava mulheres. Em 1915, foi chamada por David Hilben e Félix Klein para dá aula no departamento de Matemática da Universidade de Gottingen que na época era o centro mundial da Matemática.

A Universidade de Gottingen também não permitia mulheres lecionando aula, então até 1919 Noether teve que dar aulas usando o nome de David Hilbert, e nessa época os seus alunos passaram a ser chamados de “meninos de Noether”, ela deu aula em Gottingen até 1933 e no mesmo ano os nazistas expulsaram todos os cientístas judeus das Universidades e Noether teve que fugir para os Estados Unidos, onde trabalhou no Bryn Mawr College na Pensylvania.

Os seus importantes trabalhos

Os trabalhos de Emmy Noether na matemática se dividiu em três fases:

A 1º fase: foi de 1908 até 1919

Nessa época Noether trabalhou na ideia de “campos de funções racionais” e “ teoria de grupos” na parte de invariantes de grupos finitos, no qual, fez ela provar seu teorema em 1918: O teorema de Noether, um dos teoremas mais importantes da Física e Matemática.

Neste teorema, Noether provou que grandezas físicas conservativas corresponde a um grupo de simetria, isto é, se a grandeza for conservativa se você operar matematicamente sobre essa grandeza suas equações continuam inalteradas pois há uma simetria e o conjunto de toda simetria formam um grupo, alguns desses grupos são:

Já na 2º fase: que foi de 1920 até 1926

Noether começou a trabalhar com algébra abstrata, onde em 1920 mostrou os ideiais de esquerda e direita e em 1921 transformou ideais em aneis comutativos usando uma poderosa ferramenta matemática chamada de Condição da Cadeia Ascendente e criou o que chamamos hoje de ANEIS NOETHERIANOS.

E o que é um anel ?

Anel: É uma estrutura algébrica formado por um conjunto de duas operações binárias soma e multiplicação.

Exemplo de Aneis:

Conjunto dos números Naturais

Conjunto dos números Inteiros

Na 3 º fase: que durou de 1927 até 1935

Noether se transformou em uma matemática de renome mundial, trabalhando com álgebra não abeliana e com números hipercomplexos.

“Uniu a Teoria dos grupos e da representatividade com a teoria dos ideais e dos módulos”

Nesta época seus trabalhos em álgebra abstrata fundaram a álgebra moderna que hoje se faz presente na Física através da teoria quântica de campos e também da relatividade geral, seu teorema é considerado por muitos um dos teoremas mais importantes da Matemática moderna que influenciou diretamente Hermann Weyl em sua simetria.

Emmy Noether foi considerada por Hilbert, Klein e Einstein como a mulher mais influente de toda a Matemática.

Quer saber um pouco mais sobre o teorema de Noether assistam aos vídeos:

e leia a pequena história do livro la extraordinaria Emmy Noether

Referências:

Impa. Emmy Noether, ‘pai’ da álgebra. Disponível em : https://impa.br/noticias/emmy-noether-pai-da-algebra-moderna/

Mujeres con ciencia. La extraordinaria Emmy Noether. Disponível em: https://mujeresconciencia.com/2017/08/02/la-e

Matemática essencial. Álgebra: Grupos. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/matessencial/superior/algebra/grupos.htm

Biblioteca Matemática. Emmy Noether. Disponível em: https://www.uc.pt/fctuc/dmat/departamento/bibliomat/servicos/matematicos/Noether-E

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.