A atriz hollywoodiana que é a mãe do Wi-fi

Hedy Lamarr era conhecida como “a mulher mais bonita do cinema”, trabalhou em Hollywood durante a Era de Ouro, estrelando filmes como Ziegfeld Girl e Samson e Delilah. Ela e George Antheil (compositor de Hollywood), inventaram uma técnica de “salto de frequência” que foi a precursora do Bluetooth , Wi-Fi e GPS, que usamos em nossos celulares atualmente.

Mas se você pensa que ela ganhou muito dinheiro com isso, está enganado – Hedy Lamarr e Antheil não receberam um centavo pela invenção.

Nascida na Áustria com o nome Hedwig Eva Maria Kiesler, Lamar foi casada com Friedrich Mandl, um comerciante de armas com sede em Viena que vendia munições e fabricava aviões militares. Ela acompanhava seu marido em festas luxuosas, com a presença de Hitler e Mussolini, e estava frequentemente presente em suas reuniões de negócios. Como resultado, apesar de sua falta de educação formal, Lamarr adquiriu muito conhecimento sobre tecnologia militar.

Desiludida com o comportamento controlador do marido e as suas relações com os industriais nazistas se disfarçou e fugiu para Paris em 1937, onde se divorciou de Mandl. Em Hollywood, ela mudou oficialmente seu nome para Hedy Lamarr e estrelou seu primeiro filme hollywoodiano, Argel (1938), ao lado de Charles Boyer.

O ator George Sanders disse uma vez que ela era “tão bonita que todo mundo parava de falar quando entrava em uma sala”. 

Mas Lamarr era mais do que apenas um rosto bonito: ela tinha uma habilidade matemática natural e uma paixão por invenções.

O ator George Sanders e Hedy Lamarr.

Em 1940 ela conheceu o pianista e compositor George Antheil, e os dois estavam determinados a ajudar na defesa contra os ataques alemães. Lamarr e Antheil desenvolveram um dispositivo que guiaria os torpedos até seus alvos usando um sinal de rádio que “pulava” entre 88 frequências. A mudança constante, eles imaginavam, impediria que os inimigos rastreassem o torpedo.

A dupla recebeu a patente norte-americana nº 2.292.387 por sua invenção em 1942, mas não receberam nenhum centavo por isso, embora os militares mais tarde usassem sua tecnologia – assim como o mundo, em telefones celulares , Bluetooth e outras comunicações sem fio.

A patente norte-americana nº 2.292.387

Portanto, se você estiver lendo isso em seu telefone, pense na mulher que contribuiu para que isso fosse possível.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.