E aí, vai assistir ? Em 2020 chega às telonas o novo filme sobre Marie Curie, ‘Radioactive’

A chegada de um novo ano, também é uma ótima oportunidade de estar de olho nos lançamentos na indústria cinematográfica, o cinema em 2020 está recheado de lançamentos bastante aguardados pelos fãs. E um dos mais esperados por amantes da cultura científica é a adaptação do livro de Lauren Redniss, Radioactive: Marie & Pierre Curie: A tale of love and fallout, para as telonas do cinema titulado como Radioactive. Que conta memorias da vida de Marie Curie, primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel em áreas distintas e eleita em 2018 à mulher mais influente da história.

O filme retrata a história da cientista, contando etapas da sua vida marcantes como a condução de pesquisas científicas importantes para a ciência, o casamento com Pierre Curie, seu companheiro de vida e pesquisa, assim como suas lutas dentro da área.  Dessa forma, hoje resolvi listar alguns motivos para ir ao cinema prestigiar ao filme da considerada primeira dama da ciência.

Marjane Satrapi

1. O filme será dirigido por uma mulher

O longa será dirigido pela iraniana Marjane Satrapi, um ponto importante e interessante, pois mostra que as mulheres estão ganhando mais visibilidade na indústria cinematográfica e que  atualmente o mercado de trabalho está visibilizando mais o empoderamento feminino, um exemplo disso é a diretoria da franquia Mulher-Maravilha, que tem como diretora Patty Jenkins. Visto que é importante criar oportunidades para o gênero, pois incentivar e valorizar a evolução feminina é acreditar num futuro melhor, sem distinções com foco na diversidade e possibilidades.

(deucee_/iStock)

2. Mostra a cultura científica para a sociedade

É uma ótima oportunidade para mostrar a importância da ciência para a sociedade, visto que suas contribuições são usadas até hoje, como no ramo da medicina, na produção de energia, dentre outros. Essa compreensão de princípios científicos consequentemente faz com que as pessoas de diversas áreas despertem mais interesse pela ciência, gerando estímulos para aprender mais sobre esta. Da mesma forma que é interessante mostrar a tragetória da cientista para que se possa não apenas informar, mas, sobretudo estimular e incentivar gerações futuras.

3. É Cinema, Ciência e História

Marie viveu entre os séculos 19 (nasceu em 1867) e 20 (faleceu em 1934), épocas as quais mulheres sofriam forte discriminação feminina na sociedade, eram dependentes da família, e não tinham oportunidades naquilo que gostariam de seguir. Além disso, foram épocas de condições precárias para algumas famílias, inclusive para a de Curie que teve que começar a trabalhar para auxiliar sua família e seguir seus sonhos. O filme retrata períodos históricos, como vestimentas de épocas passadas, descobertas importantes e a discriminação social. Portanto se mostra interessante para se entender um pouco mais sobre o desenvolvimento da sociedade, da sua evolução através dos tempos.

Confira abaixo o trailer legendado de ‘Radioactive’:

O elenco conta com a participação de Rosamund Pike que interpreta Marie Curie, Sam Riley como Pierre Curie, além de nomes como Anya Taylor-Joy, Simon Russell Beale e Aneurin Barnard. O filme chegará aos cinemas em 2020, mas teve sua primeira exibição em 2019 no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ainda assim, segundo A Folha Hoje sem previsão de data de estreia no Brasil, ficaremos na expectativa para seu lançamento quanto antes.

E aí vai assistir? Conte-me nos comentários aqui abaixo sua opinião sobre o longa-metragem. Até mais! 

Quer saber mais sobre Marie Curie? leia também em:

Quem foi Marie Curie, cientista que ganhará filme em 2020; assista ao trailer!

Referências:

https://super.abril.com.br/historia/marie-curie-e-eleita-a-mulher-mais-influente-da-historia

http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-150755

http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/cultura/cultura14.shtml

https://www.afolhahoje.com/marie-curie-ganhara-filme-em-2020-radioactive/

Comentários

2 comentários em “E aí, vai assistir ? Em 2020 chega às telonas o novo filme sobre Marie Curie, ‘Radioactive’”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.