A banana emite radiação ?

A banana, uma fruta tropical presente na alimentação de milhões de pessoas ao redor do planeta, é uma fruta considerada radioativa, mas a pergunta é, como a banana é capaz de emitir radiação? Essa radiação é prejudicial a saúde ? Bem, essas são dúvidas que iremos responder, embarque conosco na viajem para interior de uma banana…

Bananas naturalmente contem radioisótopos (os radioisótopos se referem a isótopos que emitem radiação), neste caso o potássio-40, o qual as bananas em geral possuem 368mg em sua composição. O potássio-40 é um raro exemplo de um isótopo que sofre todos os três tipos de decaimento beta, ou seja, cerca de 89,28% do tempo, ele decai para o cálcio-40 emitindo partículas beta (um elétron), cerca de 10,72% do tempo ele decai para o argônio-40, por captura de electrões. Muito raramente (0,001% do tempo) que irá decair para argônio-40, emitindo um pósitron (β + ) e um neutrino.

Um diagrama mostrando a deterioração beta-menos. O W- boson intermediário foi omitido por simplicidade. Os prótons são vermelhos e os nêutrons são azuis.

A explicação de porque os elementos decaem para outros elementos é que na natureza as coisas instáveis elas procuram se estabilizar, no caso do potássio-40 ele precisa emitir radiações (partículas) para buscar sua estabilidade.

Então comer banana é prejudicial a saúde ?

“Primeiramente, todos nós sabemos que as bananas são excelentes fontes de potássio, que é um elemento químico importante para o crescimento das plantas e para o funcionamento do corpo humano. A falta de potássio no organismo pode resultar em fraqueza muscular, câimbras, dificuldades respiratórias e vários outros sintomas. E é justamente do potássio que vem o potássio-40, um isótopo natural do elemento que, por sua vez, é radioativo” fonte: https://www.megacurioso.com.br/radiacao/42037-voce-sabia-que-as-bananas-sao-naturalmente-radioativas-.htm.

É importante mencionar que você saiba que é preciso de uma dose de 100 rems (unidade de medida que indica a quantidade de radiação) para o nosso organismo começar a sentir os efeitos da radiação, então, se uma pessoa comer uma banana por dia ela vai somar 3,6 milirems, isso significa que ela vai precisar comer 10 milhões de bananas para ficar exposto a quantidade considerável de radiação.

Referência

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pot%C3%A1ssio-40

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.