“O oráculo das 7 línguas”: Maria Gaetana

MARIA GAETANA AGNESI, nascida em (1718) Milão, primogênita do seu pai de 23 filhos, seu pai Pietro que era professor de Matemática na Universidade de Bolonha, queria que ela tivesse acesso ao melhor ensino da época mesmo não sendo comum para as damas do século.

Aos 9 anos, fez uma palestra em latim, defendendo que as artes liberais – dependentes da inteligência – não eram impróprias para o seu sexo. Aos 13 anos, além do italiano e do latim sabia cinco outras línguas: o grego, o hebreu, o francês, o espanhol e o alemão e por isso a chamavam de “O ORÁCULO DAS SETE LÍNGUAS”, ela tinha facilidade em memorizar uma proporção significativa de palestras, apenas ouvindo-as.

Agnesi traduziu e declamou o discurso (oratio) latino, intitulado “Em Defesa do direito da mulher” a estudar as artes e as ciências, sem limitações. A esse respeito, é preciso compreender que esse discurso não estava limitado a um movimento feminista ou de gênero. Naquela época, tornou-se aceitável e elegante para as mulheres “educadas”, manterem-se informadas das novas descobertas científicas, mesmo que superficialmente.

Maria publicou em 1748 uma obra de 2 volumes intitulada “INSTITUZIONE ANALITICHE” com temas de Álgebra, Geometria e Cálculo Infinitesimal. O aparecimento deste livro causou grande sensação por “uma senhora” tratar com tal mestria questões matemáticas consideradas profundas e difíceis. No 2º volume é apresentada uma extensa discussão sobre a curva cartesiana x²y + a²y =a³,vulgarmente conhecida por CURVA DE AGNESI.

Tamanho foi o sucesso dessa obra que a Academia de Ciências de Paris publicou um relatório onde dizia: “…Muita habilidade, como a autora demonstrou ter, foi necessária para reduzir e quase uniformizar os métodos que estas descobertas geraram ao longo dos trabalhos de matemáticos modernos, freqüentemente muito diferentes entre si. Ordem, clareza e precisão reinam em todas as partes deste trabalho… Nós o consideramos como o mais completo e melhor tratado já feito.”

Maria tinha que aprender Matemática praticamente sozinha – um feito reservado a pouquíssImas pessoas – mas teve a sorte de Ramiro Rampinelli, professor de matemática da Universidade de Roma e Bolonha, chegar em Milão e se tornar um assíduo freqüentador de sua casa. Foi ele quem a ajudou a estudar os textos de Cálculo do matemático Reyneau.

A contribuição matemática mais importante de Agnesi foi a primeira tradução francesa dos Principia de Newton, publicada postumamente em 1756, com um prefácio de Voltaire e sob a direção de Clairaut.

Por volta de 1750, Agnesi foi convidada para ocupar a cadeira de Matemática na Universidade de Bolonha, mas sua vida, tomou um rumo diferente. Com a morte do pai, movida pelos seus sentimentos religiosos, deixou a docência e foi para um convento se dedicar aos que sofriam de doenças graves.

Quando a ” instituição Pio Istituto Trivulzo” foi aberta, Maria ficou encarregada de sua direção. Esse Instituto era uma casa para doentes e enfermos, aos quais ela se dedicou inteiramente, doando toda a sua fortuna e trabalhando ali até a sua morte em 1799 com 81 anos, no seu hospital.


Referências:
1: ecalculo.if.usp.br
2: somatematica.com.br
3: revistas.pucsp.br “História da Ciência e Ensino-Construindo Interfaces”


Artigo; “Alguns aspectos da formação de Maria Gaetana Agnesi no ambiente intelectual milanês do Setecentos: Escolhas e controvérsias” por ‘Roseli Alves de Moura’

Comentários

4 comentários em ““O oráculo das 7 línguas”: Maria Gaetana”
  1. Cynthia disse:

    Adorei seu texto, muito bem redigido e claro. Conhecer sobre esta mulher e outras que foram exemplos de vida e doação, está sendo muito edificante,
    Obrigada
    Cynthia

  2. Eduardo Henrique Soares Viana disse:

    Um exemplo de que a perseverança e resiliência, principalmente para a época vivida e, ainda por cima, um exemplo de mulher! Muito bom o texto!

    1. nbiamadeira disse:

      Ela é um exemplo!!!

  3. nbiamadeira disse:

    Muito obrigada, espero que tenha valido a leitura!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.