Conhecendo nosso Sistema Solar: Espaçonave Terra

Prezados leitores.

É com enorme satisfação que vos escrevo hoje, pela primeira vez, com o intuito de compartilhar um pouco do conhecimento que tenho sobre o assunto. A maioria dos meus textos serão voltados a Astronomia, ciência natural que estuda os corpos celestes (planetas, estrelas, galáxias, cometas, etc.), e por qual eu tenho uma grande paixão, sempre buscando novidades sobre o assunto.

Quando eu comecei a me interessar sobre o tema tive certa dificuldade em direcionar meus estudos. Não sabia o que aprender primeiro ou onde buscar as informações, tendo em vista que a internet tem muito conteúdo sobre o assunto, alguns são mais técnicos que os outros e exigem um conhecimento mais aprofundado sobre alguns aspectos.

Sendo assim, resolvi começar do básico, aprender mais sobre o planeta onde vivo e nosso sistema solar. Foi nesse ponto que descobri que me faltava conhecimento sobre alguns assuntos básicos, coisas que deveria ter aprendido no ensino fundamental e médio, mas nosso ensino tem grande deficiência nessa parte.

Nas minhas pesquisas pela internet eu encontrei um material com muito conteúdo, e é esse material que quero compartilhar com vocês.

Espaçonave Terra é uma série de televisão produzida na  cuja proposta é de, através de animação computadorizada, acompanhar a trajetória do planeta  durante uma translação ao longo das 52 semanas de um ano terrestre. É importante ressaltar que, como o programa é Europeu, algumas demonstrações exibidas são observáveis apenas no hemisfério norte.

Fonte: wikipedia

É uma série de introdução à astronomia para crianças e adultos, foi exibida pela TV Escola e se tornou um clássico na área.  O programa aborda vários assuntos como: A relação da luz solar com as estações do ano (equinócio e solstício), as fases da lua e dá várias explicações sobre os nossos planetas vizinhos, estrelas, satélites, eclipses, tempo e espaço, entre outros temas.

Confesso a vocês que a didática utilizada para tratar os temas é imensa, é gostoso de assistir e fácil de absorver o conteúdo.

Destaque para a voz do tradutor, você vai reconhecer logo nos primeiros episódios. Dá a impressão de que, a qualquer momento você vai ouvir um “Eu tenho a força!” ou até um “Hasta la vista, baby”, mas fica só na expectativa. Os vídeos são de curta duração, é um conteúdo indispensável não só aos apreciadores da Astronomia, como a todos aqueles que têm sede de conhecimento. Você consegue encontrar todos os vídeos na plataforma do Youtube.

Deixarei abaixo o link do canal do Adrianjpa, onde você pode encontrar todos os vídeos em HD.

Deixo aqui meu convite a você, leitor, para que assista os vídeos. Garanto a você que, após assistir apenas alguns episódios, conseguirá olhar para o céu e ter uma melhor percepção das estrelas, planetas, das fases da lua e identificar algumas constelações.

Sua visão sobre o céu nunca mais será a mesma.

Compartilhem e busquem conhecimento.

Abraços.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.