Cosmologia e Astrofísica

“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.”

Carl Sagan

O que significa Cosmologia e Astrofísica?

Em Astronomia, a Cosmologia é uma das áreas da Física que estuda a estrutura e a evolução do universo. A Astrofísica utiliza conceitos e leis da física para caracterizar objetos astronômicos como estrelas, galáxias e o meio entre as estrelas.

Mas então. Por que estudar tudo isso?

“[…]Toda vez que você olha para o céu, você está olhando para o passado. Como a luz viaja a uma velocidade finita, demora um pouco para a luz de uma estrela, chegar aos nossos olhos, então você nunca olha para o céu como é agora, você sempre olha para o céu como era antes. E isso para mim é realmente maravilhoso, porque quanto mais profundamente você olha para o universo, mais próximo do momento da criação você está olhando[…]” Marcelo Gleiser

Marcelo Gleiser é um físico teórico brasileiro, escritor e roteirista, atualmente pesquisador da Faculdade de Dartmouth, nos Estados Unidos.

Ciência é o caminho para entendermos o mistério que o desconhecido nos guarda

A Astrofísica e a Cosmologia desempenham um papel fundamental no estudo e na nossa narrativa cósmica. Há séculos na Grécia Antiga, se estudava o universo, havia a necessidade de o homem entender o que estava além de seus horizontes. Nesta época histórica da humanidade o homem não tinha os aparatos e ferramentas cientificas para determinar com rigor os fenômenos cosmológicos e astrofísicos. Portanto, os gregos tinham uma dadiva ao seu lado o questionamento. Até os dias de hoje este determina os rumos da Ciência. Até hoje nos perguntamos: como nos encaixamos nessa longa narrativa do tempo? A Física é uma poesia que descreve como o universo é magnifico. Devemos aprender que o método científico de fazer questionamentos é fundamental para o desenvolvimento da Ciência como um todo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.