Conheça a mulher que revolucionou a Enfermagem

Um pouco da história de uma mulher que sofreu o machismo no século 18, com sua inteligência se tornou um mito não só na Enfermagem, mas também para todas as mulheres.


Hoje vamos falar um pouco da inspiração que foi FLORENCE NIGHTINGALE, uma mulher que dedicou sua vida para cuidar do outro e para mostrar a importância da enfermagem.

Nascida em 1820 em Florença grão ducado da Toscana (atual Itália), ela é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna no mundo inteiro, sua participação voluntária na Guerra da Criméia em 1854 foi um divisor de águas na sua vida.

Ela demonstrou grande capacidade de raciocínio, usando estes conhecimentos nos cálculos que fez como estatística e epidemiologista. Sua inteligência e cultura, era bastante incomum, principalmente para uma época em que a mulher era educada para a vida doméstica.

Durante 16 anos ela se dedicou a vencer a resistência de sua família à sua decisão em se tornar enfermeira. Seu trabalho na Guerra da Criméia teve grande repercussão, sendo considerado um marco de divisão na história da Enfermagem. Ela chegou numa situação naquele lugar, onde de 10 homens feridos 9 morriam porque não eram cuidados da forma que era necessária.
Um homem que perdesse a perna, tinha sua pele costurada e enfaixada, com sua presença e seus conhecimentos naquela época ainda empíricos, tomavam ervas medicinais para a dor. O mínimo que ela fazia era o suficiente, com ela separando os doentes dos feridos, limpando as macas e trocando curativos, de 9/10 mortos foi para 2/10.

Pra ela a Enfermagem era muito mais que um curativo, era uma arte que requeria treinamento organizado, prático e científico, Florence é um mito e como tal foi incluída entre as 100 mulheres que marcaram a história mundial, o que mostra o alcance de sua influência. Além disso, na Inglaterra, país no qual viveu e iniciou a sua revolução, sua história é ensinada desde a infância nas escolas, como uma das grandes heroínas inglesas.

Há inclusive um filme muito interessante que conta a parte da história dela durante a Guerra da Crímeia. Ela quebrou o preconceito que existia sobre a participação de uma mulher no exército. Nesta época, só homens poderiam ir, tanto para guerrear quanto para cuidar dos feridos.

Alguém conhecia essa pessoa revolucionaria? Conta o que você achou aqui nos comentários.


Referências:

1-‘Site Scielo’ Artigo “O legado de Florence Nightingale-Uma viagem no tempo”
2-‘Site www.hospvirt.org.br “História da Enfermagem,Personalidades” Bibliografia Consultada
CARVALHO, A.C. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo Histórico 1942 -1980. São Paulo – 1980.
3-Imagem retirada do site: “wikipédia”