Problema grave em uma questão da prova do ENEM 2019

Este post é um email escrito pela Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva do Instituto de Física de São Carlos.

Gostaríamos de denunciar um problema ocorrido na questão 59 da prova de Ciências Humanas do ENEM do dia 03/11/2019 e que envolve, de forma negativa, os professores Roberto de Andrade Martins (professor aposentado da Unicamp, professor colaborador da Unifesp, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq há 40 anos) e Cibelle Celestino Silva (professora do Instituto de Física da USP de São Carlos, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq). Ambos são pesquisadores experientes e reconhecidos na área de História das Ciências.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783911A7

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723784A3

Abaixo está reproduzida a questão 59 da prova de Ciências Humanas do ENEM do dia 03/11/2019.


Como se pode ver, o enunciado da questão apresenta um texto a respeito da maçã de Newton e apresenta como referência bibliográfica o livro “Estudos de História e Filosofia das Ciências”, indicando a autoria de SILVA, C. C. (Cibelle Celestino Silva) e MARTINS, R. A. (Roberto de Andrade Martins). 

Ocorre que o texto transcrito no enunciado da questão é uma descrição ERRADA sobre o episódio da maçã de Newton, que aparece na obra “The English Enlightenment”, citada por Roberto Martins no trabalho cuja referência correta é esta:

MARTINS, Roberto de Andrade. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. Pp. 167-189, in: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, disponível nestes links:

http://www.ghtc.usp.br/server/pdf/RAM-livro-Cibelle-Newton.pdf

https://www.academia.edu/1084200/A_maçã_de_Newton_história_lendas_e_tolices._MARTINS_Roberto_de_Andrade

A descrição utilizada no enunciado da questão do ENEM aparece no texto de autoria do professor Roberto Martins (no meio da página 169), mas a descrição é CRITICADA no capítulo e não adotada como correta. O enunciado da questão do ENEM deveria, assim, indicar como fonte: “The English Enlightenment”, apud MARTINS, etc. Isso corrigiria um dos erros, que é atribuir equivocadamente aos professores Roberto Martins e Cibelle Celestino Silva as ideias apresentadas no enunciado. Porém, mesmo com essa correção, o uso daquele texto na prova do ENEM é lamentável, pois não se deve apresentar aos estudantes uma descrição histórica errada e pedir que eles reflitam sobre ela como se fosse verdadeira. 

Acreditamos  que informar sobre esse erro injustificável pode ajudar a evitar falhas semelhantes no futuro.

Comentários

Um comentário em “Problema grave em uma questão da prova do ENEM 2019”
  1. Roberto disse:

    Muito obrigado pelo conteúdo. O texto original é incrível, uma leitura obrigatória para quem se interessa pela história da Física

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.