Possíveis temas para a redação do ENEM 2019

Este texto é um material complementar do vídeo disponível no canal Física e Afins no Youtube.

No vídeo comentei alguns possíveis temas científicos para a redação do ENEM 2019. Minhas principais apostas são temas envolvendo Ciência e Tecnologia, em especial: as famosas FAKE NEWS. 

É importante conhecermos os recentes acontecimentos envolvendo a Ciência. 

  1. Os 50 anos da primeira ida do homem a Lua. 
  2. 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein, através do eclipse em Sobral (Ceará). 
  3. Em 2016 as ondas gravitacionais foram detectadas pela primeira vez. 
  4. Primeira caminhada espacial 100% feminina. Este tema não cairá diretamente, pois o evento aconteceu neste mês, porém o tema das MULHERES NA CIÊNCIA, pode sim ser abordado. 
  5. Os 500 anos da primeira circum-navegação na Terra que foi realizada por Fernão de Magalhães. 

Também comentei no vídeo sobre a relação das leis sancionadas no começo do ano no Brasil e o tema da redação do ENEM. Alguns exemplos são:

Lei Sancionada em 2014: Na Plenária do dia 13 de março de 2014 foi aprovada de forma unânime a Resolução n. 163 que considera abusiva a publicidade e comunicação mercadológica dirigidas à criança (pessoa de até 12 anos de idade

TEMA DA REDAÇÃO: Publicidade infantil

LEI SANCIONADA NO INÍCIO DE 2015: FEMINICIDIO 

TEMA DA REDAÇÃO:  A presidência da violência contra a mulher 

LEI SANCIONADA EM 2016: Lei geral das religiões (…)

TEMA DA REDAÇÃO: intolerância religiosa 

LEI SANCIONADA EM 2017: inclusão dos surdos na educação 

TEMA DA REDAÇÃO: Desafios para formação educacional dos surdos.

Em 2018 foi sancionada uma lei de  proteção de dados pessoais

E o tema da redação foi o que?! Hahaha

Em 2019 foi sancionada uma lei que ira realizar oficialmente a semana nacional de prevenção de gravidez na adolescência. Esse tema pode ser forte, ja que ate agora não caiu, e abrange os pilares socioeconômicos brasileiros. 

No vídeo lancei um desafio, onde o material em PDF está disponível para DOWNLOAD GRATUITO aqui: 

Compartilhe no vídeo as tuas ideias, pois elas são muito importantes.

E se quiser algumas dicas de redação aqui deixarei algumas impressões aqui.

É sempre bom saber já o que se vai escrever. O tema da redação é o problema base e ele você precisa resolver antes do momento da redação. Precisa estar atento aos temas que estão rodando pelo mundo, pelas atualidades. Precisa ler também para estar atento a modos de escrita. Mas essa é uma dica não apenas para a redação mas para a vida. É importante estar atento ao mundo. Leia jornais, veja notícias, ouça podcasts informativos.

Porém tendo ciência do tema a ser escrito é importante ter noção do que será escrito e onde. Um roteiro. Um fluxograma. Digamos que o tema seja relacionado à “mulheres na ciência”, um tema recorrente do Panoramas e Física e Afins. Introdução e Conclusão de uma redação servem para comentar o que foi escrito no corpo principal. Então posso começar pensando em fazer um “brainstorm” de assunto sobre isso: preconceito, machismo, representatividade, oportunidade, problemas de leis, histórico da inserção de mulheres na ciência. Sabendo dessas possibilidades podemos elencar uns três parágrafos, um sobre cada grande tópico, talvez o primeiro comentando da presença feminina na ciência, um segundo comentando os problemas enfrentados na atualidade que impedem e um terceiro, e último, falando como resolver.

Podemos então fazer um outro “brainstorm” para cada parágrafo desse. Pensar na questão histórica algumas contribuições de mulheres em pontos-chave, comentar de Emmy Noether e seus problemas por ser mulher. Comentar da genialidade de Marie Curie, mas lembrando o modo como foi tratada pelas pessoas devido à sua vida privada. Para o segundo parágrafo, se pode comentar da falta de oportunidades, do problema da questão salarial, do preconceito em contratações por questões de gravidez. E no terceiro dar ideias de leis de incentivo, de tratamento entre pessoas e colegas, sobre projetos para incentivar ciência na escola, sobre iniciativas de representatividade, como o #MulheresFísicas (por que não ?).

Bem, não existe uma fórmula mágica, mas escrever um texto já bem pensado antes mesmo de escrever facilita ele ser escrito de forma coerente e sem se perder durante a produção.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.