Este texto é um material complementar do vídeo disponível no canal Física e Afins no Youtube.
No vídeo comentei alguns possíveis temas científicos para a redação do ENEM 2019. Minhas principais apostas são temas envolvendo Ciência e Tecnologia, em especial: as famosas FAKE NEWS.
É importante conhecermos os recentes acontecimentos envolvendo a Ciência.
- Os 50 anos da primeira ida do homem a Lua.
- 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade de Einstein, através do eclipse em Sobral (Ceará).
- Em 2016 as ondas gravitacionais foram detectadas pela primeira vez.
- Primeira caminhada espacial 100% feminina. Este tema não cairá diretamente, pois o evento aconteceu neste mês, porém o tema das MULHERES NA CIÊNCIA, pode sim ser abordado.
- Os 500 anos da primeira circum-navegação na Terra que foi realizada por Fernão de Magalhães.
Também comentei no vídeo sobre a relação das leis sancionadas no começo do ano no Brasil e o tema da redação do ENEM. Alguns exemplos são:
Lei Sancionada em 2014: Na Plenária do dia 13 de março de 2014 foi aprovada de forma unânime a Resolução n. 163 que considera abusiva a publicidade e comunicação mercadológica dirigidas à criança (pessoa de até 12 anos de idade
TEMA DA REDAÇÃO: Publicidade infantil
LEI SANCIONADA NO INÍCIO DE 2015: FEMINICIDIO
TEMA DA REDAÇÃO: A presidência da violência contra a mulher
LEI SANCIONADA EM 2016: Lei geral das religiões (…)
TEMA DA REDAÇÃO: intolerância religiosa
LEI SANCIONADA EM 2017: inclusão dos surdos na educação
TEMA DA REDAÇÃO: Desafios para formação educacional dos surdos.
Em 2018 foi sancionada uma lei de proteção de dados pessoais
E o tema da redação foi o que?! Hahaha
Em 2019 foi sancionada uma lei que ira realizar oficialmente a semana nacional de prevenção de gravidez na adolescência. Esse tema pode ser forte, ja que ate agora não caiu, e abrange os pilares socioeconômicos brasileiros.
No vídeo lancei um desafio, onde o material em PDF está disponível para DOWNLOAD GRATUITO aqui:
Compartilhe no vídeo as tuas ideias, pois elas são muito importantes.
E se quiser algumas dicas de redação aqui deixarei algumas impressões aqui.
É sempre bom saber já o que se vai escrever. O tema da redação é o problema base e ele você precisa resolver antes do momento da redação. Precisa estar atento aos temas que estão rodando pelo mundo, pelas atualidades. Precisa ler também para estar atento a modos de escrita. Mas essa é uma dica não apenas para a redação mas para a vida. É importante estar atento ao mundo. Leia jornais, veja notícias, ouça podcasts informativos.
Porém tendo ciência do tema a ser escrito é importante ter noção do que será escrito e onde. Um roteiro. Um fluxograma. Digamos que o tema seja relacionado à “mulheres na ciência”, um tema recorrente do Panoramas e Física e Afins. Introdução e Conclusão de uma redação servem para comentar o que foi escrito no corpo principal. Então posso começar pensando em fazer um “brainstorm” de assunto sobre isso: preconceito, machismo, representatividade, oportunidade, problemas de leis, histórico da inserção de mulheres na ciência. Sabendo dessas possibilidades podemos elencar uns três parágrafos, um sobre cada grande tópico, talvez o primeiro comentando da presença feminina na ciência, um segundo comentando os problemas enfrentados na atualidade que impedem e um terceiro, e último, falando como resolver.
Podemos então fazer um outro “brainstorm” para cada parágrafo desse. Pensar na questão histórica algumas contribuições de mulheres em pontos-chave, comentar de Emmy Noether e seus problemas por ser mulher. Comentar da genialidade de Marie Curie, mas lembrando o modo como foi tratada pelas pessoas devido à sua vida privada. Para o segundo parágrafo, se pode comentar da falta de oportunidades, do problema da questão salarial, do preconceito em contratações por questões de gravidez. E no terceiro dar ideias de leis de incentivo, de tratamento entre pessoas e colegas, sobre projetos para incentivar ciência na escola, sobre iniciativas de representatividade, como o #MulheresFísicas (por que não ?).
Bem, não existe uma fórmula mágica, mas escrever um texto já bem pensado antes mesmo de escrever facilita ele ser escrito de forma coerente e sem se perder durante a produção.
Doutora em Física Teórica de Partículas. Cientista 24/7, inclusive enquanto estou dormindo.
Qualquer coisa que tu me contar eu irei perguntar: cadê a fonte?
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pocket(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)