Técnicas de Aprendizagem

Essa é uma transcrição de uma thread da @bibibailas


Irei comentar o estudo “Retrieval Practice Produces More Learning than Elaborative Studying with Concept Mapping” dos pesquisadores na área de psicologia da Universidade de Purdue (Estados Unidos).

Esta pesquisa fornece sólidas evidências de que relembrar é o melhor método para entender um conteúdo e construir sólidos blocos de memória no cérebro. 


Os 3 métodos analisados foram: 

1️ – Estudar um texto científico e depois praticá-lo recordando o máximo de informação que conseguiram. Depois, tornaram a estudar o texto e recordar novamente. 

2️ – Leitura repetida do texto. Ou seja, ler e reler várias vezes consecutivas.

3️ – Ler um texto fazendo mapas conceituais e esquemáticos ao mesmo tempo .

Os resultados mostram para a mesma quantidade de tempo, por simplesmente praticar e recordar a matéria, os estudantes aprenderam muito mais e a um nível muito mais produtivo do que os utilizaram outras abordagens (1 e 2).

O método 1️ melhora a aprendizagem profunda, e ajuda na formação dos blocos de memória. É quase como se o processo de recordar ajudasse a construir pequenos ganchos neurais, onde podemos pendurar o nosso pensamento.

O método 2️ funciona de maneira eficaz quando utilizado em um exercício de repetição espaçada. 

O método 3️ é complicado no primeiro momento, pois se os blocos de memória básicos ainda não estiverem cravados no seu cérebro, você não conseguirá criar ligações fortes no cérebro e, consequentemente o aprendizado não irá acontecer de maneira eficaz. 

Esse texto é um complemento da minha série APRENDENDO A APRENDER no YouTube (youtube.com/fisicaeafins). A série é baseada no livro  Learning How To Learn.

Assista ao mais novo vídeo da série explicando tudo isto e muito mais em detalhes: https://youtu.be/TahKqs3U2Uk

Link do artigo: https://science.sciencemag.org/content/331/6018/772

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.