Essa é uma transcrição de uma thread da @bibibailas
Irei comentar o estudo “Retrieval Practice Produces More Learning than Elaborative Studying with Concept Mapping” dos pesquisadores na área de psicologia da Universidade de Purdue (Estados Unidos).
Esta pesquisa fornece sólidas evidências de que relembrar é o melhor método para entender um conteúdo e construir sólidos blocos de memória no cérebro.

Os 3 métodos analisados foram:
1️ – Estudar um texto científico e depois praticá-lo recordando o máximo de informação que conseguiram. Depois, tornaram a estudar o texto e recordar novamente.
2️ – Leitura repetida do texto. Ou seja, ler e reler várias vezes consecutivas.
3️ – Ler um texto fazendo mapas conceituais e esquemáticos ao mesmo tempo .
Os resultados mostram para a mesma quantidade de tempo, por simplesmente praticar e recordar a matéria, os estudantes aprenderam muito mais e a um nível muito mais produtivo do que os utilizaram outras abordagens (1 e 2).


O método 1️ melhora a aprendizagem profunda, e ajuda na formação dos blocos de memória. É quase como se o processo de recordar ajudasse a construir pequenos ganchos neurais, onde podemos pendurar o nosso pensamento.
O método 2️ funciona de maneira eficaz quando utilizado em um exercício de repetição espaçada.
O método 3️ é complicado no primeiro momento, pois se os blocos de memória básicos ainda não estiverem cravados no seu cérebro, você não conseguirá criar ligações fortes no cérebro e, consequentemente o aprendizado não irá acontecer de maneira eficaz.
Esse texto é um complemento da minha série APRENDENDO A APRENDER no YouTube (youtube.com/fisicaeafins). A série é baseada no livro Learning How To Learn.
Assista ao mais novo vídeo da série explicando tudo isto e muito mais em detalhes: https://youtu.be/TahKqs3U2Uk
Link do artigo: https://science.sciencemag.org/content/331/6018/772
Doutora em Física Teórica de Partículas. Cientista 24/7, inclusive enquanto estou dormindo.
Qualquer coisa que tu me contar eu irei perguntar: cadê a fonte?