Quer mudar o mundo sem gastar nada ?

Essa reflexão me peguei tendo outro mês, e infelizmente ainda não botei em prática. Mas tudo bem, tenho outros projetos, como o Panoramas. Porém se você está lendo isso pode ser que seja daquelas pessoas que tem uma vontade interior em tentar fazer algo significativo pelo mundo, impactar pessoas. Muitos ao longo dos meus trabalhos da internet, desde antes do Sechat, vêm me falar dessa vontade, mas também da incapacidade. Talvez eles esperassem que eu tivesse alguma ideia para salvar essa frustração, talvez esperassem que eu chamasse para fazermos algo juntos, não sei. Mas dessa vez estou chamando.

Esse blog aqui tem um alcance pequeno, me permite a liberdade que apenas uma propriedade privada como ele é pode permitir. Mas tem suas limitações, e o alcance é uma delas. Posso escrever aqui sobre a quantização do hidrogênio, sobre relatividade geral, sobre supercondutores, o mecanismo de busca da internet infelizmente não valorizará tanto o meu site. E tudo bem, é justo, normal, e necessário. Inclusive, como você chegou aqui ? Me fala aí.

Mas e se eu te dissesse que você pode escrever numa plataforma que tem um alcance de milhões (bilhões ?), não precisará pagar por isso, não precisará passar por algum processo seletivo, não precisará de qualquer coisa !? Pois é, ela existe, e você a conhece.

Wikipedia

Sim, a boa e velha wikipedia. A confiável wikipedia. A enciclopédia virtual. O único preço que eles cobram é o seu ego, o ego de ter seu nome em grande destaque como autor (embora ele apareça). Mas ali é uma obra escrita a muitas mãos, nunca definitiva, não pertencente a você e nem a ninguém em particular, mas sim a toda a humanidade. Cria esse hobbie, que tal ? Escrever um artigo da wikipedia por mês pelo menos ? Todos os tipos de assuntos são aceitos, e certamente você possui algo a acrescentar. Pode ser que não passe no filtro da comunidade, pode ser que você precise pegar o jeito dos autores que há anos vem escrevendo ela, mas você pode, todos podemos.

Sinto que esse foi um texto meio vazio por falar apenas do óbvio, mas a realidade é essa. Temos uma plataforma fantástica, e enventualmente ficamos frustrados por não conseguir botar algum podcast que sonhamos no ar, ou algum livro que queríamos escrever, ou algumas notas de aula, etc. Talvez ela seja a plataforma ideal para você. Já faço a minha parte de doar, mas hoje, com o conhecimento que tenho sei que posso contribuir e muito para o crescimento dela, ainda mais se lembrarmos que ela tem em vários idiomas e a versão em português precisa e muito de uma melhorada (a Wikipeida evita traduções, prefere que cada cultura escreva sobre o conteúdo à sua forma, à sua didática).

Convencido ?

Guilherme

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.