Quatro razões para ler Júlio Verne

A Volta ao Mundo em 80 dias

51q2bk2gclbl-_sx345_bo1204203200_
Confira

 

O Livro de aventura! Na época de lançamento a história em si era o que mais servia para captar o interesse do leitor, uma aposta de que era possível viajar o mundo inteiro em 80 dias apenas. Aventura que inspirou muitas pessoas a tentarem feitos similares das diversas formas possíveis. Mas hoje, mais de um século depois o livro também serve como uma máquina do tempo para a realidade da época. Um livro que é ambientado em variados lugares do mundo, ainda sendo descobertos, alguns sendo dominados pelo Império Britânico. Viajamos por meios de transportes hoje obsoletos e vemos realidades que já não tem lugar no mundo de hoje.

 

 

Da Terra à Lua

512s5yaar2l-_sx346_bo1204203200_
Confira

 

Hoje ainda tem gente que duvida da forma esférica dos planetas e outros objetos celestes, mas no século XIX já havia gente pensando em sair do globo. Também aqui temos um ideal de que tudo era possível, inclusive ir à Lua e voltar. Também temos uma real ficção científica com abordagens modernas para a época para diversas teorias físicas. Na época, enquanto a teoria cinética dos gases ainda era muito desacreditada, Júlio Verne a usou e a extrapolou para o uso no Cosmos assim como a já datada teoria do éter luminífero. Inspirou o mito da ida à Lua que décadas mais tarde virou o ponto principal da Corrida Espacial durante a Guerra Fria.

 

 

Viagem ao Centro da Terra

61utxwii7ol-_sx345_bo1204203200_
Confira

 

Todos os ambientes são viajáveis, parece. Até mesmo o interior do planeta. Despertando em você a mesma emoção de encontrar uma pedra brilhante e diferente das outras pelo chão quando criança esse livro trata de uma caça ao tesouro. Mas não um tesouro monetário, mas um tesouro paleontológico, biológico, naturalista. Obra que inspirou dezenas de outras, seja séries, filmes ou livros. Vemos a inspiração em Jurassic Park, O Mundo Perdido e até mesmo em A Era do Gelo. Sem contar que é uma aula científica de geologia, de acordo com os conhecimentos da época!

 

 

20.000 Léguas Submarinas

51r-mf46qql-_sx349_bo1204203200_
Confira

 

Entendo que os outros livros tratam de viagens fantásticas, mas todas elas imagináveis. Vemos a Lua, vemos onde vivemos, e todos tem noção de entrar em cavernas. Mas e o oceano ? Até hoje ele é um desconhecido nosso. Provavelmente sabemos mais da superfície lunar do que o que há dentro dos mares do nosso planeta. Nesse livro somos levados a explorar o mundo submarino, que na época não era possível visitar! Estamos falando de uma época onde energia elétrica era uma novidade, e então o livro nos leva a essa viagem num submarino elétrico totalmente sustentável que sobrevive sem necessitar do mundo terreno. Uma ótima aventura ao longo de todo o planeta, submarino principalmente, ao comando do Capitão Nemo (sim, o nome não é uma coincidência, foi homenagem).

E o mais interessante de tudo, todos esses livros já foram adaptados para o cinema diversas vezes. Mas nada como o livro.


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s