Stranger Things: o herói de Hawkings

E aí, você lendo já assistiu à segunda temporada de Stranger Things ? Espero que sim, não será bem um texto de spoilers, mas para alguém como eu qualquer coisa é spoiler. Eu não assisto à trailers, evito até ver cartazes, apesar de isso eu achar exagero, mas bem justificado por um caso específico.

st2vertical-mainpreusBem, eu já assisti e estou já pensativo sobre a série e órfão dela há 24h e estava assistindo aos episódios de entrevistas após a série, também disponível na Netflix, Beyond Stranger Things, ou O Universo de Stranger Things. Dentro desses episódios é comentado justamente a importância vital de umpersonagem na história, mesmo que não percebida totalmente. E então quando se toma essa perspectiva tudo muda sobre a série e ela ganha um contexto bonito numa perspectiva pouco imaginada.

Por mais que sejam 4 crianças é inegável que apesar de todos os adultos em seus papeis cruciais na série o quarteto é vital, nas duas temporadas, para que tudo dê certo. Ainda mais que se não fosse pelo Mike escondendo a Eleven, não teria série simplesmente. Seria uma questão resolvida em minutos. Na segunda temporada então mais uma vez a genialidade dos garotos tem sua necessidade vital, principalmente no Dustin, na minha opinião.

Mas afinal, por que são eles tão bons assim nisso tudo ? E a resposta não poderia ser mais simples. O professor, Mr. Clark! Desde o começo somos introduzidos nessa realidade onde esses garotos, sem a facilidade de informação, ou desinformação, dada pela internet constantemente usam o professor e livro como sua fonte de conhecimento. Mas não apenas pelo trivial da escola mas o professor incentiva os alunos além do trivial, incentiva a curiosidade, instiga as perguntas, instiga todo esse perfil investigativo idêntico que todos os quatro possuem. Os wakie-takies, embora tenha sido uma moda passada até para mim, são uma inclusão vital dessa ideia de inserção tecnológica, que na época era muitas vezes vista como algo tosco, como representado pelo novo, e ótimo, personagem Bob.

mr clarke and kids in gym.png

A curiosidade científica única que esse professor conseguiu despertar nos garotos somada à imaginação que jogos como Dungens & Dragons despertou neles fizeram deles os personagens certos na hora certa do roteiro das duas temporadas. Nada de exageros de garotos super inteligentes, apenas crianças normais com uma boa curiosidade e boa educação sobre o funcionamento do mundo. Eu não deveria estar tão longe do conhecimento deles nessa época, considerando, de forma meio trágica, que não tive professores de ciências assim até chegar no penúltimo ano do ensino médio, mas tive uma boa dose de ferramentas, enciclopédias e um livro ou outro. Agora, imagine as possibilidades que poderíamos despertar conciliando a internet com esse tipo de educação de forma saudável. Como diz um personagem na segunda temporada: “algumas pessoas não querem ver o que tem além da cortina, elas gostam da cortina, dá conforto a elas”.

Agora, querem análise sobre a temporada ? Sou péssimo nisso. Eu basicamente só sei falar do que gostei e do que não gostei, e até onde me lembro, gostei de tudo!

Guilherme Vieira, provavelmente irá rever a segunda temporada também


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat


Um comentário sobre “Stranger Things: o herói de Hawkings

  1. Amei a série, descrita como uma carta de amor aos anos 80, a série nos leva por uma viagem nostálgica por aquela década mágica, se transformando em um deleite aos trintões saudosistas. Amei ver o ator Finn Wolfhard na série, é de admirar o profissionalismo deste ator, trabalha muito para se entregar em cada atuação o melhor, sempre supera seus papeis anteriores, o demonstrou em A Coisa o filme, que se converteu em um dos meus preferidos. Desfrutei muito sua atuação neste filme, acho que cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s