O pior dos problemas do Aquecimento Global

Sabe essa coisa de nível dos oceanos subirem e algumas centenas de cidades virarem pseudo-venezas ? Está ok isso, é até bom para nos penalizarmos.

Já tive dois aquários na minha vida. Um de pequeno porte, não lembro dos litros, era algo bem básico, que se quebrou em algum momento da minha vida, já fora de uso. Até por uma falta de interesse meu em preservar tanto ele, imagino. Depois então tive um Senhor aquário. Montado sob um resistente móvel de madeira com capacidade para 300 litros(!!) de água, inicialmente feito para ser um aquário marinho (os complexos aquários marinhos) mas sob meu uso, o terceiro dono já, como um aquário de água doce.

Sempre me esforcei para ter um aquário em perfeitas condições, digno de fotografias. Com seus 300 litros eu tinha espaço o suficiente para colocar dezenas de peixes, cheguei a ter uns 40 de uma vez só e mesmo assim com bastante espaço sobrando. Quem teve ou tem aquário sabe, é difícil balancear tudo. É complicado deixar todas as quase infinitas variáveis funcionando em harmonia, colocar plantas então, um nível de dificuldade a mais muito particular que nunca dominei.

DSC03015
Uma foto do meu mais resistente peixe

O pior de tudo, e que sempre falhei, era controlar a temperatura. O aquecedor que veio com o aquário não funcionava e eu nunca cheguei a comprar um. Os peixes locais costumam ser da amazônia, águas quentes, mornas. Mas meu aquário só vivia com água fria, gelada, um horror. Era perceptível no inverno como os peixes perdiam cores, e como alguns eventualmente morreram até por isso. A iluminação também tinha sua parte, muita luz e tinha infestação de algas verdes, morriam os peixes sufocados, pouca luz e tinha infestação de algas marrons, morriam os peixes sufocados. Água poluída né.

Hoje temos no aquecimento global o oceano como um todo tendo sua temperatura aumentada, coisa de 2 graus Celcius. Pouca coisa, não é ? Bem, a menos que você seja um peixe, um ser que geralmente está em equilíbrio térmico com o ambiente. Ou seja, sua temperatura é a temperatura do ambiente.  Agora vamos pensar um pouco melhor, o que acontece quando sua temperatura corporal sobe uns 2ºC ? Bem, eu odeio ter febre, o corpo enfraquece, sentidos ficam ruins, rola até alucinações as vezes. E claro, não estamos na idade média europeia, mas se tem uma coisa que matava fácil era febre.

Agora se ponha no lugar dos peixes e pense nessa ideia de vir a ficar em estado de febre de modo permanente pelo resto de sua vida. Agora que você pensou saiba que 50% das regiões de corais marinhos do planeta já foram mortos de “febre”. Corais que são vida e abrigam boa parte da biodiversidade marinha.

Quer saber mais ? O “Pirula” fez um vídeo sobre extinção em massa, a Netflix possui um ótimo documentário chamado Em Busca dos Corais. E o resto do planeta está a todo momento falando sobre isso. Você pode até não acreditar, mas é um fato e te afetará, acreditando ou não.

Guilherme Vieira, já não se sente bem com a ideia de aquários, ou qualquer outro cativeiro


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s