Comentários

4 comentários em “Discussões Científicas”
  1. Euler Washington disse:

    Não é novidade se tratando de Brasil! Não li nenhuma dessas obras, abri uma que a capa é uma escultura de Einstein e Bohr situada em Moscou… diz na apresentação que vai abordar os conflitos em torno da mecânica quântica e os quantas… mas onde fica o rigor matemático? E o pior, é na plataforma Cielo, publicado em parceria com a editora da universidade de brasília… enfim, não sou ninguém, nem mesmo sou universitário, ainda, mas lembrei de uma afirmação do Moyses Nussensveig no Física 1, ainda no primeiro capítulo. Isso não é ciência, sem rigor matemático não vai!

    1. Bem, essa em específico realmente é um livro de história da ciência, com alguma levada para filosofia da ciência. Assim como o objetivo do post, textos abordando os temas científicos, e não artigos de ciência sendo feita. Para se fazer ciência o mais indicado é matemática, para se discutir e debater resultados, muito provavelmente não é possível fazer nessa linguagem. Nesse site, para isso, tem a página https://sechat.blog/bibiogr-fisica/, para quem realmente quer aprender física pura. Inclusive o próprio Prof Nussensveig é um que evita matemática ao discutir ciência como na sua palestra recorrente, Luz e Vida https://www.youtube.com/watch?v=XQf2OsTdEVg Ou como o próprio grande Feynmann, que promove muita discussão livre nas “suas” Lectures http://feynmanlectures.caltech.edu/

  2. Samuel disse:

    Muito bom o blog não tem como reclamar, esta de parabéns

  3. Ton disse:

    Mano….muito mas muito, muito, muito e muito obrigado pelo blog pelo canal do youtube vc está solucionando várias duvidas que eu tinha sobre a relação entre matemática e fisica e como é uma faculdade de fisica e se há ou não discussões teoricas e conceituais durante o curso. Conheci muitos colegas que largaram o curso pela falta dessas discussões e um produtivismo exacerbado de contas…isso assustou e expeliu muitos que conheço. Parabéns pelo blog/canal ….vc manja muito de física.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.