Capitalismo e Socialismo

Há uma separação fixa nas ciências, um pouco distorcida atualmente com “exatas e humanas” tendo também incluída as vezes as “biológicas” mas a realidade é que a divisão correta é outra. A divisão é humanas e naturais, ou algo do tipo. Ciências que dependem da existência da humanidade de alguma forma, ou falam sobre a humanidade  e outras que independem totalmente da existência da humanidade para serem reais, interpretadas ou criadas. Sem entrar aqui no mérito de qual é qual podemos dizer que as que envolvem política e economia possuem um caráter majoritariamente humano. Portanto, é um bom argumento, acredito, dizer que não existe o certo ou errado mas sim um certo ou errado a depender de sua aplicação. Dessa forma, dizer que o capitalismo é o certo ou o socialismo é o certo perde um pouco do sentido. A depender do tipo de sociedade funcionando tanto um como o outro podem funcionar melhor, ainda mais quando se considera que não dá muito bem para dizer oq ue é o melhor. Melhor é mais igualdade ? Mais chances de crescimento. Vida feliz mas curta ou vida longa mas infeliz ? É melhor uma sociedade indígena vivendo feliz ou a sociedade moderna reclamando todos os dias na internet ?

Talvez alguns fatores biológicos afetem o resultado final dos dois sistemas títulos desse texto, mas uma maior revelação está por trás disso. Como sempre resgato, Star Trek muitas vezes é mau entendida até entre os fãs, que muitas vezes discutem se o universo “trekkie” é capitalista, socialista ou o que mais puder ser classificado. Veem a não existência de dinheiro como sinal que comunismo, porém veem a falta de interferência governamental em cobranças como sinal do livre mercado. Mas a grande verdade está acima desses simples detalhes. A grande questão está em algo que já foi repetido pelo universo. Não é uma sociedade pós-escassez, sociedade pós-dinheiro, sociedade pós-desigualdade, mas sim uma sociedade pós-ganância. Uma sociedade não voltada para o acumulo de coisas, seja quaisquer que sejam essas coisas.

Em um sistema você tem no produto final um acumulo de poder e riquezas em mãos privadas, no outro sistema você tem o produto final o mesmo, mas nas mãos do governo. Não é a toa que o governo e o setor privado se parecem até mesmo nas partes mais polêmicas, como loterias governamentais x cassinos, punições contra não pagamento de impostos, numa forma de quase agiotagem ou máfia. E podemos ir adiante, mas não há necessidade.

Ambos os sistemas não foram feitos para terem esse acúmulo final como se fosse um sistema absolutista de concentração de poder. Em um, a lógica não era tanto do acúmulo de lucro como Tio Patinhas nadando em sua piscina de dinheiro, mas sim o retorno desse lucro para investimentos na própria produção, quanto mais a empresa lucrasse melhor ganhariam os funcionários, melhor seria tudo ali, mas vemos bem do inverso nesse mundo afora e já é algo de séculos. Também no socialismo não esperávamos sair das tais mãos opressoras do setor privado para cair em mãos as vezes piores do próprio estado, com uma natural falta de representatividade. Ambos os sistemas sucumbiram ao grande problema que enfrentam, o humano. Ou como se brinca em programação: o usuário só faz besteira. Talvez seja uma própria natureza histórica biológica, já que boa parte dos animais se organiza em estruturas de poder, mas é algo que, como sociedade, pode ser mudado, reconstruído.

Em vez de se perder tempo discutindo qual é o melhor sistema, procurar soluções para o tal problema que destrói todas as teorias bem montadas para moldar a sociedade, a ganância humana. Pois cada lado verá como é fantástico o seu sistema, mas uma pequena mudança de referencial e você vê o capitalismo gerando guerras mundiais e trabalhos escravos, modernos ou não. Ao mesmo tempo se vê no socialismo toda fome passada na União Soviética, todo o poder ditatorial que dominou diversos países, como o exemplo do até então anexado Tibet. É o clássico problema de resolver o problema na raiz, e por enquanto o problema está no mau comportamento da humanidade como um todo. Não importará tanto o sistema se ninguém estiver tentando tirar vantagem e ficar por cima de outras pessoas a todo custo, seja em poder, seja em posses, seja em fama, beleza, etc…

Confira mais dessas discussões no excelente:

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s