Sobre Energia Elétrica

A produção de energia elétrica no mundo possui diversas fontes, entretanto a maioria delas usa do principio básico descoberto pelo genial Faraday onde você pode fazer o movimento mecânico ser transformado em energia elétrica. Veja, energia elétrica também pode ser facilmente visto como uma energia mecânica como a de uma corrente de água mas com uma escala e efeitos diferentes do usual. Sim, novas físicas dominam cada parte mas a lógica intrínseca é a mesma.

De todos esses processos vou citar os que conheço o suficiente para ter coragem de mencionar: termoelétricos, hidrelétricos, geotermais, nuclear, eólico e solar(que difere dos outros modos).

Sabemos do efeito estufa, queira você crer ou não, ele está acontecendo e é bem básico. A questão de que os métodos termoelétricos liberam gases nocivos é conhecida, preocupante, e suficientemente ignorada até então. Temos os métodos hidrelétricos, o qual no Brasil possui um grande uso. Método limpo, que tem o problema das inundações mas fora este impacto inicial é uma maravilha quase eterna.

Um grande problema que sempre está em voga é o fato de que todos os métodos de extração de energia necessitam de sua matéria prima. Precisamos de carvão e petróleo para realizar queima e há cada 10 anos o petróleo está para acabar em 50 anos segundo as reportagens. Precisamos de água para hidrelétricas e uma simples seca está levando o Brasil atualmente ao início de um caos energético. Fontes geotermais dependem de haver atividade geotermal. Eólica também está à mercê do clima. Porém temos que a produção por meio de fissão nuclear utiliza um montante de matéria prima bem menor por extrair muito mais de sua amostra. Trabalhamos nela com a Força Forte, a mais forte das quatro conhecidas forças fundamentais. Isso garante a ela uma durabilidade extremamente maior.

Mas o que eu estou dizendo ? Para que todos os outros métodos sejam ignorados ? NÃO. Estou dizendo que em vista de alimentar uma grande cidade, ou melhor, região como São Paulo deve-se ter um cuidado extremamente maior para que não haja problemas no seu abastecimento. Veja, não se pode deixar uma cidade assim depender de seca, ventos, sol. Uma grande cidade deve ter como fonte principal a mais certa de todas, que no momento, dada uma tecnologia de ponta, é a nuclear. Sendo as outras formas ditas alternativas exploradas sempre que possível. Podemos tirar energia até na queda da água de um grande edifício! Imagine uma metrópole sustentável, mas uma metrópole que sabe que dificilmente pode depender de meios alternativos e que dependem do temperamento do ambiente.

Além disso um fator extremamente importante. À exceção hidrelétricas e eólicas as outras formas utilizam princípios termodinâmicos, que por sua própria natureza são extremamente ineficientes. O seu lindo e moderno carro mal consegue aproveitar 40% da energia que ele produz. O que adianta perdermos tudo em forma de calor e não em trabalho ? A forma de energia útil para mover as coisas. O método nuclear ainda hoje é dependente do princípio termodinâmico! Ou seja, temos o método mais eficiente de energia perdendo pela forma como ele é utilizado. Existem formas de melhorar o processo, os físicos sabem, apenas precisamos do investimento. Apenas.

Mas eu prometi voltar à solar. Seu método não é tão eficiente como esperado, mas é sempre bom o utilizarmos, mas enquanto isso precisamos, com urgência a aprendermos o segredo da fotossíntese. Sim, somos lesmas em relação as plantas e a sua produção de energia. Imagine um a usina que possui como rejeito oxigênio! Apenas imagine, infelizmente no andar atual ainda demorará muito.

Todos os métodos de energia possuem seus efeitos colaterais. É preciso sabe bem utilizá-los. Retirar energia demais de ondas e ventos mudam o clima. Retirar do sol da maneira atual afeta o solo nas fazendas solares. Nunca se esqueça. O equilíbrio é fundamental. Mas garantir um sistema estável também.

Guilherme Vieira


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s