Crise Energética e a Chance de Mudanças

Esqueça o governo por enquanto. Comece a mudança por si mesmo. Esse é o primeiro passo, não apenas nesse tópico mas para tudo.

O país está passado por um momento de crise gerado por diversos motivos, sendo um dos principais o desmantelamento do esquema roubos na Petrobrás. Bem, isso deixou as coisas instáveis, e embora num aspecto geral seja isso caótico eu vejo uma chance. Num timing tragicamente perfeito estamos passando por uma crise hídrica que mesmo que comece a ser resolvida por agora ainda demorará muito para se normalizar. Sendo a maior parte da energia elétrica produzida no país vindo de hidrelétricas teremos agora o uso massivo das termoelétricas, e por consequência da crise da Petrobrás(e outros fatores) o aumento surreal da conta de luz. Atualmente o bem de consumo mais vital para a sociedade, pois sem ele nem água podemos ter, afinal, como se bombeiam as águas ?

Bem, primeiro o problema da economia de energia. Como economizar sem abrirmos mão de um mínimo conforto ?

  • Não precisamos de muitas das lâmpadas que mantemos acesas em nossas casas e condomínios. Atualmente é muito comum o uso de sensores de movimento para lâmpadas de corredores e escadas. Uso excelente da tecnologia, mas não precisamos esquecer também de um bem muito mais simples, a claridade natural. Janelas maiores, mais janelas, claraboias. Já percebeu que muitas vezes acendemos luzes quando a escuridão é causada por cortinas fechadas ?
  • Ventilação, esse assunto de certa forma já foi abordado. É evidente que janelas abertas deixam o ambiente muito mais fresco com a circulação de ar mas o próprio sol muitas vezes transforma nosso microambiente numa estufa, mas se ele aquece uma parede o dia inteiro por exemplo, porque não fazer dessa parede uma parede verde ou até mesmo, se julgar eficiente, uma parede fotovoltaica ? Essas duas opções absorvem a radiação solar e impedem que a mesma deixe seu ambiente quente. Ou então, plantas. Já reparou que o ar que você solta é mais quente do que o que entra ? Eu sei que você lembra bem quando chove, fecham o ônibus inteiro e ele começa a ficar quente e abafado. Isso acontece também diariamente com você. Plantas no ambiente o deixam mais fresco inevitavelmente, tanto por absorver radiação como retirar o CO2 quente aquecendo.
  • Sim, os gráficos que mostram que o consumo de água caseira é mínimo quando comparado ao da agricultura é real. Não apenas para nossa alimentação direta como também para alimentação pecuária. A alimentação sua também é responsável pela diferenciação do gasto com água. Enquanto isso também, assim espero, existem pessoas competentes trabalhando para reduzir esses gastos do setor secundário e primário.
  • Gasto com água está intimamente ligado ao gasto elétrico em muitos sentidos. Tomando o caso do consumo residencial. Há uma pergunta curiosa sobre qual seria o motivo para usarem agulhas esterilizadas em condenados à morte por injeção letal. Pelo mesmo motivo questiono qual a razão de usar água potável nas descargas de banheiros. A água não só não precisa estar potável como um pouco de sabão remanescente até ajuda. Capte a água do seu banho e a transfira para o sanitário. Melhore ainda o processo, use mictório com economia extrema para urina. Ou sistemas similares como os utilizados em banheiros de ônibus de viagem.
  • Use a água da chuva. Esse é um ponto problemático, pois a qualidade da chuva varia de região para região, a chuva nem sempre é pura, ela vem com muito da poluição que jogamos na atmosfera. Existem projetos de captação de água simples, caseiros. Essa água, dependendo do tratamento dado na filtragem, poderia ser usada tanto para tudo como para ao menos usos como vaso sanitário, lavagem de banheiro, cozinha, varandas, carros, irrigação de plantas. Dá para citar mais, o limite é sua imaginação.
  • Use energia solar! Alguns podem até dizer que os painéis ainda não são tão eficientes mas tente pensar visionariamente, é uma economia eterna para você de energia, não importa quanto seja. Seu telhado inteiro poderia ser de painéis solares. Aproveite inclusive que o governo está se preparando para incentivar essa linha de produção de muitas formas.
  • Recicle. Muitas cidades atualmente estão adotando postos de coleta para reciclagem como moeda abatimento na conta de luz. Com novas técnicas cada vez mais coisas são recicláveis hoje. Aquelas latas de cerveja e refrigerante que sobraram da sua última festa podem compensar todo o gasto de energia que você teve com música, luz e a geladeira para as mesmas latas. Procure saber onde você pode trocar seu lixo por dinheiro.

Guilherme Vieira


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s