Ensinando a pescar… bibliografia na internet

Em 2012 comecei a minha jornada em projetos da internet com o Informação Acadêmica, o site que tinha, não inicialmente, o objetivo de disponibilizar materiais de estudo cobrindo diversos assunto de currículos de quaisquer cursos que existissem. A ideia inicial era bem básica e trabalhosa, até eu perceber que na internet haviam já centenas, ou até mesmo milhares de materiais disponíveis para download. Muitos mesmo. Quando inicialmente eu pensava que teria que pedir as notas de aulas de meu próprios professores, logo já estava dispensando apostilas de Resistência de Materiais, uma matéria de engenharias, por excesso de apostilas disponíveis. Todas gratuitas e de boa qualidade, certamente mais atualizada que a maioria da bibliografia utilizada nos retrógrados cursos de engenharia país afora.

Bem, considero o Informação Acadêmica um sucesso, para o que ele foi proposto, mas era complicado de manter, por diversos motivos. Talvez ele torne a ser atualizado, talvez não. Porém, como diz o ditado, é melhor ensinar a pescar. Não que haja qualquer segredo no que eu fazia. Mas quero compartilhar aqui algumas dicas que me facilitaram e muito em achar mais de 400 apostilas em sites brasileiros e portugueses, com bom filtro de qualidade.

  • Não tenha medo de ir para a segunda, terceira, quarta… páginas do google, há muito resultado interessante por lá ainda, quando, você não está fazendo uma pesquisa certeira como “facebook”.
  • Pesquise pelo arquivo diretamente. No google, colocar “filetype:[extensão do arquivo]” dá resultados de página que contenham esse arquivo, por exemplo “filetype:pdf”. Ou pesquise pelo termo “pdf” assim isso facilitará o google(ou outro) na pesquisa, inclusive aparecendo direto para acessar o pdf.
  • Coloque junto à pesquisa, se sentir necessidade, a palavra “universidade”, isso muitas vezes direcionará sua pesquisa para sites de universidades, que é onde geralmente estão essas apostilas de qualidade comprovada.
  • Abra as abas em novas guias. Primeiro pesquise, abra as várias abas com potencial em outras guias, e após atingir um bom número veja elas. Isso deixará mais dinâmico.
  • Se você por acaso abri o arquivo e ele conter apenas um capítulo do que você quer, veja o link dele, muitas vezes possui a numeração relativa ao capítulo, e você mudando o lindo e no novo, terá o link para esse e mais quantos capítulos precisar.
  • Isso leva a outra dica, se preferir, pode desconstruir o link até uma parte anterior, o que vem depois de cada “/” e ver onde dá. Geralmente as páginas pessoais de professores universitários, que geralmente contém essas apostilas, possuem a forma “~nomedoprof”, e indo nesse link você terá acesso fácil a tudo.
  • Se você souber inglês, melhor. Busque tudo em inglês, geralmente possuem mais quantidade e qualidade de material disponível. Ou também em espanhol.
  • Se preferir, entre no site das universidades, no departamento que deseja e procure por lá alguma  página sobre matéria, ou páǵinas de professores desse departamento. Vai de cada site.
  • Uma dica polêmica, que não era usada para o Informação Acadêmica, usar a http://gen.lib.rus.ec/
  • Outras dezenas de dicas aqui  dadas pelo próprio google

Como dica final, digo: tem tudo na internet! Onde você menos espera pode encontrar o que você precisa.

agoravai
Veja como os resultados já são bem certeiros com uma busca mais precisa

Outras dicas mais técnicas e mais profissionais certamente facilitariam muito mais mas essas garantem que qualquer um que saiba usar um google se dê bem.

Guilherme, nunca pescou


Quer se manter atualizado ? Assine a newsletter: https://goo.gl/GZrrNe

Apoie o meu trabalho: https://apoia.se/sechat


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s