Designed by Freepik

O aprendizado além da escola

Isaac Asimov serviu de inspiração profunda para a criação por minha parte dos projetos do Informação Acadêmica, e posteriormente o Sechat. Numa entrevista, que pode ser vista aqui com legendas, ele prediz como a internet causaria uma revolução na educação. E, bom, ele estava certo! Talvez se você não estiver tão inteirado no meio educacional não tenha visto, mas a quantidade de materiais, legal e ilegalmente, que estão disponibilizados na internet é de uma quantidade assustadora nunca vista antes. Nunca tivemos uma época com tantas oportunidades.

A minha ideia é a de que todos querem aprender algo, gostam de algo e tem de ter oportunidades para explorar os seus gostos pessoais. A Escola está num processo de reformulação, os seus currículos ensinados industrialmente já não servem, as pessoas cada vez se perguntam mais “por que eu tenho que aprender isso ?”.

Na realidade brasileira temos que escola pública é ruim e a particular a boa. Temos uma ilusão por busca de diploma, que sobrepõe a vontade das pessoas de fazerem o que elas querem de verdade, por ficarem em busca de um diploma que serve muitas vezes mais para agradar aos pais do que a si mesmas ou ticket de ascenção social e econômica. Porém hoje, acredite, a qualidade e nível da escola já não precisam serem fatores cruciais.

O objetivo dessa postagem é servir de base para pessoas usarem a internet para o aprendizado além da escola. Seja você um aluno entrando no ensino  fundamental ou médio, um pai de um aluno procurando opções ou alguém interessado em educação.

Aliás, um artigo sobre métodos de estudo: Manual do Aluno Auto-Didata

e outro sobre como fazer buscas online: Ensinando a pescar… bibliografia na internet

Plataformas de ensino

A Khan Academy é uma ONG fundada por Salman Khan. Ele começou o projeto em 2006 dando aulas online para sua prima. Atualmente existem milhares de aulas em todos os níveis escolares, e muitas já traduzidas para dezenas de idiomas. O conteúdo é gratuito, bem estruturado e de alto nível. Apenas precisa de um cadastro para usar a plataforma, embora possa também ser visto direto pelo canal do YouTube. O próprio Bill Gates admitiu que seus filhos assistem às aulas da Khan!

O Conquistar é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da SEDUC, coordenado pelo CEMEAM, que disponibiliza um curso on-line gratuito pré-vestibular aos jovens e adultos que almejam ingressar no ensino superior.

Vídeo-aulas em formato simples com conteúdo gratuito preparatório para o ENEM, ou seja, todo o conteúdo de ensino médio.

Vídeo-aulas em formato simples com conteúdo gratuito preparatório para o ENEM, ou seja, todo o conteúdo de ensino médio.

O Geekie Games é um jogo com videoaulas, exercícios e simulados que te prepara para o vestibular do curso dos seus sonhos

“O nosso objetivo é, através de aulas ao vivo, em dias e horários da semana específicos, desenvolver o conteúdo do ENEM em física, química e matemática. Iremos organizar os cronogramas dos conteúdos, recomendar exercícios e desenvolver as habilidades requeridas pelo exame.”

O Kuadro é outro projeto de aulas totalmente gratuitas na internet o projeto conta com conteúdo escolar nas disciplinas de matemática, física, química e biologia. Possuindo também um ótimo nível de conteúdo com fácil entendimento.

Uma plataforma excelente em que você tem acesso à biblioteca de aulas online cobrindo todo o conteúdo escolar, principalmente para o ensino médio. Outro conteúdo que faz de muitas escolas particulares de alto investimento desnecessárias pelo conteúdo das aulas. Experimente o material gratuito.

Um site contendo não vídeo-aulas mas cursos usando animações digitais guiadas à sua velocidade encobrindo temas recorrentes no ENEM de forma mais didática e entretida, de forma totalmente gratuita. A forma como é apresentado o conteúdo é perfeito para jovens ao longo do Ensino Fundamental II.

Saindo do padrão escolar, o sabemos que a escola propriamente não garante todos os conhecimentos realmente necessários, não garante emprego. Muito precisa ser revisto. Muito da formação das pessoas poderia vir por meio de cursos técnicos e similares, muitas vezes mais relevantes que uma graduação universitária, visto que garantir emprego não é o foco desta. O Veduca é uma plataforma que organiza diversos cursos, seja de aulas universitárias formais, seja de cursos relativos à conhecimentos gerais sobre energias renováveis. Existem cursos gratuitos e pagos de excelente qualidade.

A Univesp TV é relevante em todos os sentidos. Um canal completo com transmissões ao vivo, cursos, palestras sobre milhares de temas. Reúne até mesmo aulas universitárias. Mas serve como um mecanismo perfeito para aquisição de conhecimentos gerais de um cidadão. Totalmente gratuito.

O eduK é uma plataforma levemente recente concentrando seus esforços em cursos de caráter profissionalizante em temas variados como os voltados para mídias, fotografia, edição, culinária e até mesmo artesanato. Habilidades não comuns no ambiente escolar, mais comuns nos cursos técnicos espalhados pelo país.

O Stoodi é a única plataforma que organiza seu dia a dia e te indica exatamente o que estudar até o ENEM. O canal no youtube possui aula de todas as áreas de ensino padrão.

A Kultivi é um projeto brasileiro que produz conteúdo educacional gratuito com rigoroso controle de qualidade nas mais variadas áreas.

Todas as aulas, dicas, reportagens, entrevistas, materiais de apoio, etc, postados na Kultivi, são 100% gratuitos e não há qualquer surpresa para o usuário durante o período de uso. Todo o sistema é mantido com recursos dos parceiros comerciais e investidores.

O edX é uma plataforma confiável para educação e aprendizado. Fundada pela Harvard e MIT, a edX abriga mais de 20 milhões de alunos, a maioria das universidades mais bem classificadas do mundo e as principais empresas do setor.

Canais por matéria

Softwares de Apredizado e Ensino

Menções Honrosas

Finalmente, fica aqui essa playlist falando um pouco sobre a questão abordada no texto inicial

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.